O ESTUDO DA FILOSOFIA DA PRIMEIRA ESCOLÁSTICA E SUAS RESSONÂNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE E NO ENSINO

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Autores

  • Dirceu Arno Krüger Junior Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.416

Palavras-chave:

Filosofia, Primeira Escolástica, Contemporaneidade, Ensino, Aprendizado

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta didática destinada à análise dos pressupostos relacionados à Filosofia da Primeira Escolástica, delimitada a partir dos séculos IX e XII, e suas ressonâncias no núcleo da Contemporaneidade. O presente estudo é direcionado a um ensejo de percepção de uma estratégia de aprendizado em sala de aula, no que a Primeira Escolástica é estabelecida de modo a definir um marco histórico e filosófico capaz de catalisar a compreensão de determinados meandros da tradição filosófica, especificamente a de cunho medieval. Por conseguinte, este artigo sugere um conjunto de componentes os quais podem amparar o professor no cerne da sala de aula, em que poderá desenvolver aspectos epistemológicos, críticos e discursivos junto ao corpo discente.

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Biografia do Autor

Dirceu Arno Krüger Junior, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Krüger Junior, D. A. (2024). O ESTUDO DA FILOSOFIA DA PRIMEIRA ESCOLÁSTICA E SUAS RESSONÂNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE E NO ENSINO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–09. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.416

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

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