A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931)
Visualizações: 161DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.63Palavras-chave:
Escola Normal de Annapolis/GO, Victor Coelho de Almeida, Anápolis/GO, História da EducaçãoResumo
Este estudo objetiva analisar a atuação do professor Victor Coelho de Almeida no âmbito da Escola Normal de Annapolis/GO em 1931. A delimitação temporal adotada diz respeito ao período de inauguração da escola anapolina e à presença do referido professor nesse educandário. Como metodologias, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa bibliográfica desenvolveu-se principalmente nos estudos de França (1974), Abreu (1997), Santos (1994; 1995) e Santos (2023). Já a análise documental considerou os livros, atas e o “Estatutos” do referido centro de ensino do ano de 1931, a legislação goiana do ensino normal, Decreto n. 659/1931, e os jornais Correio Official de Goyaz (1930), Voz do Povo (1929; 1931) e Voz do Sul (1931). Como resultados, obteve-se que a atuação de Victor Coelho foi importante para o bom funcionamento da instituição educativa anapolina em questão e para sua equiparação à Escola Normal oficial goiana.