DESAFIOS DO ENSINO ONLINE NA ÁFRICA: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE VIRTUAL AFRICANA

Visualizações: 47

Autores

  • Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda Universidade Eduardo Mondlane – Centro de Ensino à Distância, Moçambique https://orcid.org/0000-0003-2999-8479

Palavras-chave:

Ensino online; Tecnologias de Informação e Comunicação, Formação de professores.

Resumo

O presente estudo é de carácter qualitativo e exploratório e tem como objetivo avaliar o impacto de um curso de certificado de Integração das TIC na Matemática e Ciências, oferecido a distância com recurso a plataforma Moodle, a estudantes de Cabo Verde e de Guiné Bissau. Os resultados mostram que o acesso a internet e a qualidade das conexões nestes dois países, com maior incidência no segundo, a falta de equipamento e a literacia digital afiguram-se como principais desafios. A interação online nos chat e fóruns de debate, incluindo a realização de exame online e as defesas de trabalho online foram atividades que mais motivaram os estudantes a ter sucesso. Para futuras ofertas, de cursos similares recomenda-se a melhoria das condições da infraestrutura tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, Universidade Eduardo Mondlane – Centro de Ensino à Distância, Moçambique

Docente na Universidade Eduardo Mondlane – Centro de Ensino à Distância, Moçambique.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Cherinda, N. A. I. E. P. (2024). DESAFIOS DO ENSINO ONLINE NA ÁFRICA: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE VIRTUAL AFRICANA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(2), 16–34. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/78

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.