POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE

PROMOVEM INCLUSÃO DO ESTUDANTE PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.93

Palavras-chave:

Universidade, Permanência estudantil, Inclusão, Desenvolvimento

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência de um estudante pertencente ao programa de permanência de uma universidade pública do estado de São Paulo que passou por acompanhamento psicoterápico, devido a queixa de sofrimento psíquico por baixo desempenho acadêmico, a fim de refletir sobre a correlação entre os auxílios estudantis e a inclusão dos estudantes da permanência se, de fato, os auxilios são suficientes para promoverem o desenvolvimento acadêmico do discente. Como instrumento na construção de dados utilizou-se de relato autobiográfico. Os dados foram analisados tomando-se por referência a psicologia analítica de Carl G. Jung e pressupostos da clínica social. Foi possível concluir que o acompanhamento psicoterápico ao promover apoio, conscientização crítica e acolhedora sobre as condições de vida dos estudantes, contribuiu com o processo de desenvolvimento do discente, diminuição de sintomas, maior confiança para enfrentar as dificuldades acadêmicas, promover sua inclusão na universidade e concluir sua formação profissional. No entanto, não extingue a necessidade de programas de auxílio pedagógico para auxiliar nas dificuldades de ensino dos estudantes e de infraestrutura na instituição para oferecer atividades sociais (artísticas e culturais) em prol da equidade e do desenvolvimento das potencialidades e singularidades do estudante.

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Biografia do Autor

Natália Hernandes Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Edgar Bendahan Rodrigues, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Assistente Social da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS-UNESP), mestre em Promoção de Saúde e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Carvalho, N. H., Rodrigues, E. B., & Barbosa, R. T. de O. (2024). POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE: PROMOVEM INCLUSÃO DO ESTUDANTE PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL?. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 187–206. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.93

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