POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE
PROMOVEM INCLUSÃO DO ESTUDANTE PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL?
Visualizações: 179DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.93Palavras-chave:
Universidade, Permanência estudantil, Inclusão, DesenvolvimentoResumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência de um estudante pertencente ao programa de permanência de uma universidade pública do estado de São Paulo que passou por acompanhamento psicoterápico, devido a queixa de sofrimento psíquico por baixo desempenho acadêmico, a fim de refletir sobre a correlação entre os auxílios estudantis e a inclusão dos estudantes da permanência se, de fato, os auxilios são suficientes para promoverem o desenvolvimento acadêmico do discente. Como instrumento na construção de dados utilizou-se de relato autobiográfico. Os dados foram analisados tomando-se por referência a psicologia analítica de Carl G. Jung e pressupostos da clínica social. Foi possível concluir que o acompanhamento psicoterápico ao promover apoio, conscientização crítica e acolhedora sobre as condições de vida dos estudantes, contribuiu com o processo de desenvolvimento do discente, diminuição de sintomas, maior confiança para enfrentar as dificuldades acadêmicas, promover sua inclusão na universidade e concluir sua formação profissional. No entanto, não extingue a necessidade de programas de auxílio pedagógico para auxiliar nas dificuldades de ensino dos estudantes e de infraestrutura na instituição para oferecer atividades sociais (artísticas e culturais) em prol da equidade e do desenvolvimento das potencialidades e singularidades do estudante.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 23 abr. 2019.
BRAUN, Virginia.; CLARKE, Vvictoria. Using thematic analisys in psychology. Rev: Qualitative reseach in psychology. 77-101. ISSN 1478-0887. Jan 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
BYINGTON, Carlos. Amadeu. Botelho. Introdução ao Estudo das Técnicas Expressivas pela Psicologia Simbólica Junguiana. 2008. Disponível em: http://www.carlosbyington.com.br/site/wp-content/themes/drcarlosbyington/PDF/pt/as_tecnicas_expressivas_na_psicologia_simbolica.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, DF, ago. 2005. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.
DE ARAÚJO, Ana. Cléssia. Pereirea. Lima. Araújo.; MARIANO, Francisca. Zilania; DE OLIVEIRA, Celina. Santos. Determinantes da retenção no ensino superior. Revista Ensaio: aval. pol. públ. educ. 29 (113) • Oct-Dec 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902255 . Acesso em: jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902255
DO INÍCIO ao fim: população negra tem menos oportunidades educacionais. Todos pela Educação. São Paulo, 19 nov. 2019. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/do-inicio-ao-fim-populacao-negra-tem-menos-oportunidades-educacionais/. Acesso em: 08 jan. 2020.
FERREIRA, Nara. Torrecilha. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 476-498, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701553
FONSECA, Marcus. Vinicius. A educação das relações raciais em uma perspectiva histórica. Araucaria, 24(51). Vol. 24, nº 51. 2022. https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.13. Acesso em out. 2022.
GOLGHER, André. Braz. Comparação das políticas de ação afirmativa contrafactual na universidade federal de Minas Gerais. Revista. Brasileira de Ciências Sociais. 36 (105) • 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/3610508/2020. Acesso em: ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/3610508/2020
JESUS, Jaqueline. Gomes. de. O desafio da convivência: assessoria de diversidade e apoio aos cotistas (2004-2008). Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 30, n. 1, p. 200-211, 2010.
JUNG, Carl. Gustav. A prática da psicoterapia: contribuições ao problema da psicoterapia e à psicologia da transferência. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
JUNG, Carl. Gustav. O eu e o inconsciente: Dois escritos sobre psicologia analítica. 27. ed. Petrópolis: Vozes. (Coleção Obra Completa, v. 7/2). 2015.
JUNG, Carl. Gustav. Os fundamentos da psicologia analítica. Petrópolis: Vozes. (Série Manuais Acadêmicos). 2019.
JUNG, Carl. Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 27. ed. Petrópolis: Vozes. (Coleção Obra Completa, v. 9/1). 2016.
JUNG, Carl. Gustav. A natureza da psique: a dinâmica do inconsciente. 10. ed. Petrópolis: Vozes. (Coleção Obra Completa, v. 8/2). 2013.
JUNG, Carl. Gustav. Psicologia do inconsciente: dois escritos sobre psicologia analítica. 4. ed. Petrópolis: Vozes. (Coleção Obra Completa, v. 7/1). 2014.
JUNG, Carl. Gustav. A Vida simbólica: 24. ed. Petrópolis: Vozes. (Coleção Obra Completa, v. 18/2). 2012.
LANE, Silvia. Tatiana. Maurer. Psicologia social e uma nova concepção de homem para a psicologia. In: LANE, Silvia Tatiane. Maures.; CODO, Wanderley. Psicologia Social: o homem em movimento. 8ª edição. Brasiliense. p. 10-19. 1989.
LIBÂNEO, José. Carlos. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: LANE, Silvia Tatiane. Maurer.; CODO, Wanderley. Psicologia Social: o homem em movimento. 8ª edição. Brasiliense. p. 154-180. 1989.
MACKEDANZ, Luiz. Fernando; ROSA, Liane. Serra. da. A análise temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Revista Atos de Pesquisa em Educação / Blumenau, v.16, e8574, 2021 DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574. Acesso em jan. 23. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574
MINAYO, Maria. Cecilia Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
NAFFAH NETO, Alfredo. Psicologia clínica. In: LANE, Silvia Tatiane. Maurer.; CODO, Wanderley. Psicologia Social: o homem em movimento. 8ª edição. Brasiliense. p. 181-194. 1989.
OLIVEIRA, Terezinha; RUBIM, Sandra. Regina. Franchi. Reflexões sobre a influência de Maquiavel na educação e na formação do Estado Moderno. Educação em Revista (online). v. 28 (1) • Mar 2012 • acessado em 14/out/2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000100007. Epub 19 Jul 2012. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000100007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000100007
OLIVEIRA, Valeria. Marques. de; SATRIANO, Cecilia. Raquel. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 51, p. 369-386, jun./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231. Acesso em: 23 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8231
RESUMO DE O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL. Brasil Paralelo. Mar.2022. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/resumo-o-principe-maquiavel. Acesso em 15/out.2022.
SILVA, Guilherme. Henrique. Gomes. Da. Panorama das ações afirmativa em universidades federais do sudeste brasileiro. Cadernos de Pesquisa. 49 (173) • Jul-Sep 2019 • https://doi.org/10.1590/198053145665. Acesso em ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145665
SILVA, Gabriela. do Rosario.; AMARAL, Shirlena. Campos. de Souza.; MARTÍNEZ, Sílvia. Alicia. Acesso, origem geográfica e permanência prolongada em estudantes cotistas negros e oriundos de escolas públicas na UENF: uma análise a partir da adesão ao ENEM/SISU. REBES - Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 50-61, abr./jun. 2016. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1321/905. Acesso em: 15 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n2p50-61
SILVEIRA, Nise. da. Jung: Vida e Obra. 21. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra. (Coleção Vida e Obra). 1992.
VASCONCELOS, Mario. Sergio. et al. Democratização do acesso ao ensino superior: inclusão na Unesp. In: VALENTINI, S. R.; NOBRE, S. R. Universidade em Transformação: Lições das crises. São Paulo: Ed. Unesp, p. 187-209. 2020.
VASCONCELOS, Mario. Sergio.; GALHARDO, Eduardo. Relatório de Atividades: Coordenadoria de Permanência Estudantil – COPE/UNESP. 2020. Disponível em: https://www2.unesp.br/Home/cope/documentos/relatoriocope_2020.pdf. Acesso em: 05 mai. 2020.
VIANA, Nildo. Jung e a Individuação. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 27, n. 4,
p. 486-494, out./dez. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Microsoft%20Windows/Downloads/5706-19486-1-PB.pdf. Acesso em: 01 mai. 2021.