A IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA E OS NATIVOS DIGITAIS

UMA NOVA CULTURA EM SALA DE AULA

Visualizações: 76

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História; Nativo digital; Professor universitário; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Educação superior.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a identidade dos docentes universitários da área de História frente ao contexto contemporâneo de discentes nativos digitais. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Apresenta os principais desafios enfrentados pelos professores no século XXI no que se refere à interação com estudantes nativos digitais e o uso de tecnologias. Como resultados, aponta possibilidades de desenvolvimento de novas competências para o processo de ensino-aprendizagem, como, por exemplo: o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a gamificação e o B-Learning. Conclui que é imprescindível que os professores da educação superior de História atentem para a necessidade de atualização constante não só como fazem em relação aos conteúdos da sua área, mas também, em relação aos métodos de ensino e ao uso dessas ferramentas de interação a fim de evitar defasagens nos processos de interação com seus educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Serrano Almeida, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande
(FURG). Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado na Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid.
Docente do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Almeida, A. S., & Gonçalves, R. B. (2024). A IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA E OS NATIVOS DIGITAIS: UMA NOVA CULTURA EM SALA DE AULA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 197–209. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/205

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.