CONTRADIÇÕES E DISPUTAS NA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.207Palavras-chave:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, História, Política de expansãoResumo
Este estudo descreve a caracterização histórica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e de sua política de expansão. A pesquisa explora, em caráter bibliográfico, dados históricos da criação do IFPR com contribuições de Fugmann (2010); Athaides (2011); Krugel (2020); Lemos Júnior e Krugel (2022); e documental, sobre a política de expansão do IFPR, com os estudos de Frigotto (2015); Gouveia (2016). A história do IFPR retrata a atenção dada às políticas de educação no país e um constante embate de tensões que produzem avanços, inércias e retrocessos que provocam sua descontinuidade. Essas políticas dependem de governos e de mobilizações em uma desarmonia que valoriza políticas de governo em detrimento de políticas de Estado de interesse e de aspiração popular. Em um país com tantas desigualdades, mesmo com a precariedade estrutural, a disseminação dos Institutos tem trazido avanços significativos, mais inclusivos, ainda que excludentes em alguns aspectos. Apesar disso, os resultados apontam que os Institutos Federais têm apresentado e aplicado projetos de ensino médio integrado, ao logo dos anos de sua implementação, pautados em princípios pedagógicos contextualizados e sensíveis à escuta plural dos atores do ambiente educacional.
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