CONTRADIÇÕES E DISPUTAS NA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.207

Palavras-chave:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, História, Política de expansão

Resumo

Este estudo descreve a caracterização histórica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e de sua política de expansão. A pesquisa explora, em caráter bibliográfico, dados históricos da criação do IFPR com contribuições de Fugmann (2010); Athaides (2011); Krugel (2020); Lemos Júnior e Krugel (2022); e documental, sobre a política de expansão do IFPR, com os estudos de Frigotto (2015); Gouveia (2016). A história do IFPR retrata a atenção dada às políticas de educação no país e um constante embate de tensões que produzem avanços, inércias e retrocessos que provocam sua descontinuidade. Essas políticas dependem de governos e de mobilizações em uma desarmonia que valoriza políticas de governo em detrimento de políticas de Estado de interesse e de aspiração popular. Em um país com tantas desigualdades, mesmo com a precariedade estrutural, a disseminação dos Institutos tem trazido avanços significativos, mais inclusivos, ainda que excludentes em alguns aspectos. Apesar disso, os resultados apontam que os Institutos Federais têm apresentado e aplicado projetos de ensino médio integrado, ao logo dos anos de sua implementação, pautados em princípios pedagógicos contextualizados e sensíveis à escuta plural dos atores do ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Antonio Soares Júnior da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Nova Serrana - FANS (2007); Graduado em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004); Graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs/Niagara College - Canadá (2014); Tem interesse em pesquisas sobre educação profissional e tecnológica, educação inclusiva e educação especial, tecnologias educacionais, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento. Atualmente, é Professor ETTT, atuando no Colegiado de Pedagogia, campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Foi Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário (UNR) na Argentina em (2017), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Fez estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013, é Doutor (2005) e Mestre (1996) na mesma área pela (UFRGS). É líder do Grupo do CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale), é vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL/UFRGS). Professor Titular e Permanente na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, onde coordenou o curso por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011), além de ter ocupado assento no Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (CNPPG), como também no Conselho Superior da Universidade (CONSU). É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011). Na Graduação trabalha com o ensino na modalidade à distância (EAD/Digital) e presencial nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Tecnológicos, entre outras graduações. É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da International Political Science Association (IPSA) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática das Políticas Públicas, Judicialização da Política, Ensino Superior, Cultura Política, Democracia e Capital Social.

Gabriel Grabowski , Universidade Feevale

Possui Graduação em Filosofia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985); Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor pesquisador da Universidade Feevale, atuando no Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental (PGQA) e Mestrado em Psicologia. Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e membro da Diretoria da AESUFOPE. Tem estudos e pesquisas sobre: Trabalho e Educação, Políticas Públicas em Educação, Financiamento da Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Profissional e Formação de Professores.

Dinora Tereza Zuchetti, Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa, da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo, Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam - RedHumani e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia - RePPed. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS (2018-2022). Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Orcid https://orcid.org/0000-0002-7122-1025

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Silva, A. S. J. da, Santos, E. R., Grabowski , G., & Zuchetti, D. T. (2024). CONTRADIÇÕES E DISPUTAS NA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–20. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.207

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