HISTÓRIA E MEMÓRIA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E TESSITURAS DO ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Visualizações: 74

Autores

  • Janete Cristiane Jarczeski Universidade Federal do Pampa
  • Julia Silveira Matos Universidade Federal de Rio Grande

Palavras-chave:

história – memória – história oral – Ensino de história

Resumo

Este texto é composto por duas partes, a primeira em parceria, tem por objetivo refletir acerca da memória e da história, como conceitos debatidos por teóricos e pesquisadores. Enquanto a segunda, apresenta a a análise de uma prática pedagógica escolar relacionada à história e à memória, planejada e desenvolvida com um grupo de vinte estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Silva Gama, Cassino, Rio Grande – RS, na qual a autora atua como professora de história. O intuito da ação pedagógica no ensino de história é discutir as ideias dos estudantes acerca do que entendem por Memória e História, contrastando suas considerações com pequenos excertos de pensamentos de alguns pensadores e historiadores com diferentes concepções sobre a temática proposta. Posteriormente os estudantes relataram sua história de vida produzindo um texto escrito, destacando os aspectos relevantes. Em grupos, conversaram e trocaram ideias e informações sobre fotografias trazidas por eles identificando diferentes fases e acontecimentos de suas vidas. Em seguida, arrolaram acontecimentos relativos ao seu ano de nascimento, os quais foram relatados e sistematizados em aula. As considerações expressas nas narrativas escritas pelos estudantes foram analisadas de forma qualitativa, observando os conceitos apresentados e dialogando com teóricos que dão suporte ao ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Cristiane Jarczeski, Universidade Federal do Pampa

Mestre em História. Professora da rede pública estadual do RS. 

Julia Silveira Matos, Universidade Federal de Rio Grande

Doutora em História. Professora da Universidade Federal de Rio Grande. 

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Jarczeski, J. C., & Matos, J. S. (2024). HISTÓRIA E MEMÓRIA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E TESSITURAS DO ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(1), 39–59. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/234

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.