MONITORIA ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFAL
Visualizações: 67Palavras-chave:
Prática-docente, Ensino superior, Ensino-aprendizagemResumo
O artigo apresentado pretende contextualizara monitoria, a sua prática no ensino superior, com ênfase na monitoria acadêmica da disciplina Teoria e Método em Geografia, ministrada no curso de Licenciatura em Geografia EaD/UAB/UFAL. Os objetivos deste estudo estão centrados em apresentar a monitoria como um programa fundamental de iniciação à docência; discutir sua regulamentação e efetivação no ensino superior; provocar reflexões sobre a importância da experiência docente para o monitor; buscar atribuir relevância sobre o uso das tecnologias no planejamento das aulas como um recurso interessante no processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos utilizados para a elaboração deste artigo pautaram-se em levantamento bibliográfico, pesquisa documental e sistematização do planejamento e atividades realizadas. Como resultado, constatou-se que a monitoria constitui-se em uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, esta contribui para a construção do conhecimento mútuo entre os envolvidos no processo - monitor, alunos e docentes -, não ocorrendo apenas na modalidade presencial, mas também na EaD. Portanto, a atuação na monitoria resulta em um rico aprendizado, tornando possível além da experiência docente, atividades de pesquisa e extensão na Universidade.