REFLEXOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE DISCENTES DE TECNOLOGIA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.258Palavras-chave:
Ensino Remoto, Competências, Adaptação, AprendizagemResumo
O distanciamento social implementado como medida de combate à disseminação do Covid-19 impossibilitou a realização das aulas de forma presencial, e o ensino remoto emergencial foi a alternativa eleita para que não se perdesse o ano letivo no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os efeitos desta mudança abrupta na modalidade de ensino foram sentidos por docentes e discentes. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção acerca da construção das competências individuais dos alunos de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Farroupilha, no período da pandemia, diante das modificações na modalidade de ensino. A metodologia fez uso de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por nove discentes entrevistados individualmente com roteiro. Após a análise de conteúdo, puderam ser percebidos impactos à aprendizagem e formas de adaptações utilizadas, bem como novas maneiras de desenvolver competências individuais.
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