REFLEXOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE DISCENTES DE TECNOLOGIA
Visualizações: 146DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.258Palavras-chave:
Ensino Remoto, Competências, Adaptação, AprendizagemResumo
O distanciamento social implementado como medida de combate à disseminação do Covid-19 impossibilitou a realização das aulas de forma presencial, e o ensino remoto emergencial foi a alternativa eleita para que não se perdesse o ano letivo no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os efeitos desta mudança abrupta na modalidade de ensino foram sentidos por docentes e discentes. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção acerca da construção das competências individuais dos alunos de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Farroupilha, no período da pandemia, diante das modificações na modalidade de ensino. A metodologia fez uso de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por nove discentes entrevistados individualmente com roteiro. Após a análise de conteúdo, puderam ser percebidos impactos à aprendizagem e formas de adaptações utilizadas, bem como novas maneiras de desenvolver competências individuais.
Downloads
Referências
ABBAD, Gardenia da Silva; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Aprendizagem humana em organizações de trabalho. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013 Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/421591/mod_resource/content/2/Psicologia%2C%20Organiza%C3%A7%C3%B5es%20e%20Trabalho%20no%20Brasil%20-%20Cap%C3%ADtulo%206.pdf. Acessado em: 20 nov. 2021.
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/faq/. Acesso em: 18 set. 2021.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas Educação, v. 8, n. 3, pág. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e educação a distância. Coronavírus, UFRGS, 06 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 03 jan. 2022.
BRANDÃO, Hugo Pena; Jairo Eduardo Borges-Andrade; Tomás de Aquino Guimarães. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Revista De Administração. 2012 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/tmkbXnnt9PGgdJWTsFw4rgv/?format=pdf&lang=pt; Acesso em: 04. Set 2021. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1056
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso. 2013. Disponível em: https://ifrs.edu.br/farroupilha/cursos/superiores /tecnologia-em-processos-gerenciais/. Acesso em: 10 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/catalogo-nacional-dos-cursos-superiores-de-tecnologia-. Acesso em: 21 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução 3, de 18 de dezembro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/cp29.pdf. Acesso em: set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. O que é educação a distância, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 15 jun. 2020.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID19. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020- 251289119. Acesso em: 17 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 – Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 15. nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Decreto n.5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 24 out. 2021.
BRASILINO, C.V.A. P; DE OLIVEIRA, AUGUSTO, A.P.O; MADUREIRA, M.L.A. Propostas formativas de universidades estaduais em contexto de pandemia: Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 8, n. 2, p. 38-57, 2023. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Missoes/article/view/11126. Acesso em: 24 mar. 2023.
CAMARA, P. B.; GUERRA, P. B.; RODRIGUES, J. V. Novo humanator: recursos humanos e sucesso empresarial. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2007. 974 p. (Coleção Gestão & Inovação).
CAMELO, Silvia Helena Henriques; ANGERAMI, Emília Luigi Saporiti. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, p. 552-560, 2013.
DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200034. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200034
CATTANI, Antônio David; HOLZMANN, Lorena. Dicionário de trabalho e tecnologia. Editora da UFRGS, 2006.
CNS. NOTA PÚBLICA: CNS defende manutenção de distanciamento social conforme define OMS. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1102-nota-publica-cns-defende-manutencao-de-distanciamento-social-conforme-define-oms. Acesso em: 20 set.2021.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, 2020 Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 23 mai. 2021.
COSTA, J. de A.; MACHADO, D. de C. P.; COSTA, T. de A.; ARAÚJO, F. da C.; NUNES, J. C. & Costa, H. T. S. da. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2021. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/9. Acesso em: 31 out. 2021.
DUBAR, Claude. La constructo sociale de l’insertion professionnelle. Education et Sociétés, 7, 1, pp. 23-36. 2001. DOI: https://doi.org/10.3917/es.007.0023
FEITOSA, Murilo Carvalho et al. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? In.: V Congresso Sobre Tecnologias Na Educação (2020). Educação Do Futuro: Tecnologias E Pessoas Para Transformar O Mundo, 2020, SBC (Anais). 2020. p. 60-68. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11383/11246. Acesso em: 13 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383
FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, AGM. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de queimadas-PB. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 9, n. 207, 2021. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_-_revista_4.pdf. Acessado em: 05 jan. 2022.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, v. 4
, n. 1, p. 44-57, 2004. DOI: https://doi.org/10.1097/01.HJ.0000292402.25052.c6
FONTAINHAS, Leonor Teixeira. A importância da adaptabilidade: a carreira, o indivíduo e a organização: estudo exploratório. 2008. Tese de Doutorado.
FRANCISCO, Antônio Carlos de. Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR. 2003. Disponível em: https://livros01.livrosgratis.com.br/cp037230.pdf. Acesso em: 25. Out 2021.
GRINSPUM, Mirian P.S. Zippin (Org.). Educação Tecnológica: Desafios e perspectivas. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. P.25-73.
HENRIQUE, José; FERREIRA, Janaína da Silva; JANUÁRIO, Carlos; SOUZA NETO, Samuel de. Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciante se experientes. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Rio Janeiro, p. 388-396, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020
HODGES, C, Moore, S, Lockee, B, Trust, T& Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 23 out. 2020.
JESUS, Paula Tainan Nascimento de. Impactos educacionais causados pela pandemia. Repositório Anima Educação, 2020. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14873/1/Monografia%20-%20Pamala.pdf. Acesso em 15 out.2021.
MADRUGA, Rosane Aparecida. Mapeamento de competências do tecnólogo em processos gerenciais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha. Farroupilha, 2020. Disponível em: http://pergamum.ifrs.edu.br/pergamumweb_ifrs/vinculos/000077/ 00007766.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MESQUITA, Deleni. PIVA Jr, Dilermando; GARA, Elizabete Briani Macedo. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Conceitos, Normas, Procedimentos e Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância. Editora Érica, 2014.
MOTA, Maria Sebastiana Gomes; PEREIRA, Francisca Elisa de Lima. Desenvolvimento e aprendizagem processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo. 2013, Portal do Mec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 19 set. 2021.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
QUINN, Robert E.; THOMPSON, Michael P.; FAERMAN, Sue R.; MCGRATH, Michael. Competências Gerenciais: princípios e aplicações. 3. ed. São Paulo: Campus, 2004. 416 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4996107/mod_resource/content/1/ compet%C3%AAncias%20Gerencias_capitulo.pdf. Acesso em: 15 out 2021.
RODRIGUES, A. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 23 out. 2020.
SÁ, Adrielle Lourenço; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. In.: Congresso Internacional De Linguagem E Tecnologia Online – XIV CILTec, 2020, Online. Disponível em: https://nasnuv.com/ojs2/index.php/CILTecOnline/article/view/844/172. Acesso em: 23 out. 2021.
VALENTE, José Armando. ARANTES, Valéria Amorim. MORAN, José Manuel. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. Editora Atlas. São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.