REFLEXOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE DISCENTES DE TECNOLOGIA

Visualizações: 146

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.258

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Competências, Adaptação, Aprendizagem

Resumo

O distanciamento social implementado como medida de combate à disseminação do Covid-19 impossibilitou a realização das aulas de forma presencial, e o ensino remoto emergencial foi a alternativa eleita para que não se perdesse o ano letivo no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os efeitos desta mudança abrupta na modalidade de ensino foram sentidos por docentes e discentes. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção acerca da construção das competências individuais dos alunos de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Farroupilha, no período da pandemia, diante das modificações na modalidade de ensino. A metodologia fez uso de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por nove discentes entrevistados individualmente com roteiro. Após a análise de conteúdo, puderam ser percebidos impactos à aprendizagem e formas de adaptações utilizadas, bem como novas maneiras de desenvolver competências individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Alves Silva, Instituto Federal Farroupilha

Tecnóloga em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Farroupilha.

Anelise Darisbo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha Gestão de Pessoas, com doutorado sanduíche pela University of North of Texas/USA (UNT).

Cláudia Soave, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Referências

ABBAD, Gardenia da Silva; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Aprendizagem humana em organizações de trabalho. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013 Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/421591/mod_resource/content/2/Psicologia%2C%20Organiza%C3%A7%C3%B5es%20e%20Trabalho%20no%20Brasil%20-%20Cap%C3%ADtulo%206.pdf. Acessado em: 20 nov. 2021.

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/faq/. Acesso em: 18 set. 2021.

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas Educação, v. 8, n. 3, pág. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e educação a distância. Coronavírus, UFRGS, 06 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 03 jan. 2022.

BRANDÃO, Hugo Pena; Jairo Eduardo Borges-Andrade; Tomás de Aquino Guimarães. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Revista De Administração. 2012 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/tmkbXnnt9PGgdJWTsFw4rgv/?format=pdf&lang=pt; Acesso em: 04. Set 2021. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1056

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso. 2013. Disponível em: https://ifrs.edu.br/farroupilha/cursos/superiores /tecnologia-em-processos-gerenciais/. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/catalogo-nacional-dos-cursos-superiores-de-tecnologia-. Acesso em: 21 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução 3, de 18 de dezembro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/cp29.pdf. Acesso em: set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. O que é educação a distância, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 15 jun. 2020.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID19. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020- 251289119. Acesso em: 17 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 – Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 15. nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Decreto n.5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 24 out. 2021.

BRASILINO, C.V.A. P; DE OLIVEIRA, AUGUSTO, A.P.O; MADUREIRA, M.L.A. Propostas formativas de universidades estaduais em contexto de pandemia: Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 8, n. 2, p. 38-57, 2023. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Missoes/article/view/11126. Acesso em: 24 mar. 2023.

CAMARA, P. B.; GUERRA, P. B.; RODRIGUES, J. V. Novo humanator: recursos humanos e sucesso empresarial. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2007. 974 p. (Coleção Gestão & Inovação).

CAMELO, Silvia Helena Henriques; ANGERAMI, Emília Luigi Saporiti. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, p. 552-560, 2013.

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200034. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200034

CATTANI, Antônio David; HOLZMANN, Lorena. Dicionário de trabalho e tecnologia. Editora da UFRGS, 2006.

CNS. NOTA PÚBLICA: CNS defende manutenção de distanciamento social conforme define OMS. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1102-nota-publica-cns-defende-manutencao-de-distanciamento-social-conforme-define-oms. Acesso em: 20 set.2021.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, 2020 Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 23 mai. 2021.

COSTA, J. de A.; MACHADO, D. de C. P.; COSTA, T. de A.; ARAÚJO, F. da C.; NUNES, J. C. & Costa, H. T. S. da. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2021. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/9. Acesso em: 31 out. 2021.

DUBAR, Claude. La constructo sociale de l’insertion professionnelle. Education et Sociétés, 7, 1, pp. 23-36. 2001. DOI: https://doi.org/10.3917/es.007.0023

FEITOSA, Murilo Carvalho et al. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? In.: V Congresso Sobre Tecnologias Na Educação (2020). Educação Do Futuro: Tecnologias E Pessoas Para Transformar O Mundo, 2020, SBC (Anais). 2020. p. 60-68. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11383/11246. Acesso em: 13 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383

FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, AGM. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de queimadas-PB. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 9, n. 207, 2021. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_-_revista_4.pdf. Acessado em: 05 jan. 2022.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, v. 4

, n. 1, p. 44-57, 2004. DOI: https://doi.org/10.1097/01.HJ.0000292402.25052.c6

FONTAINHAS, Leonor Teixeira. A importância da adaptabilidade: a carreira, o indivíduo e a organização: estudo exploratório. 2008. Tese de Doutorado.

FRANCISCO, Antônio Carlos de. Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR. 2003. Disponível em: https://livros01.livrosgratis.com.br/cp037230.pdf. Acesso em: 25. Out 2021.

GRINSPUM, Mirian P.S. Zippin (Org.). Educação Tecnológica: Desafios e perspectivas. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. P.25-73.

HENRIQUE, José; FERREIRA, Janaína da Silva; JANUÁRIO, Carlos; SOUZA NETO, Samuel de. Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciante se experientes. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Rio Janeiro, p. 388-396, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020

HODGES, C, Moore, S, Lockee, B, Trust, T& Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 23 out. 2020.

JESUS, Paula Tainan Nascimento de. Impactos educacionais causados pela pandemia. Repositório Anima Educação, 2020. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14873/1/Monografia%20-%20Pamala.pdf. Acesso em 15 out.2021.

MADRUGA, Rosane Aparecida. Mapeamento de competências do tecnólogo em processos gerenciais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha. Farroupilha, 2020. Disponível em: http://pergamum.ifrs.edu.br/pergamumweb_ifrs/vinculos/000077/ 00007766.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MESQUITA, Deleni. PIVA Jr, Dilermando; GARA, Elizabete Briani Macedo. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Conceitos, Normas, Procedimentos e Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância. Editora Érica, 2014.

MOTA, Maria Sebastiana Gomes; PEREIRA, Francisca Elisa de Lima. Desenvolvimento e aprendizagem processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo. 2013, Portal do Mec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 19 set. 2021.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

QUINN, Robert E.; THOMPSON, Michael P.; FAERMAN, Sue R.; MCGRATH, Michael. Competências Gerenciais: princípios e aplicações. 3. ed. São Paulo: Campus, 2004. 416 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4996107/mod_resource/content/1/ compet%C3%AAncias%20Gerencias_capitulo.pdf. Acesso em: 15 out 2021.

RODRIGUES, A. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 23 out. 2020.

SÁ, Adrielle Lourenço; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. In.: Congresso Internacional De Linguagem E Tecnologia Online – XIV CILTec, 2020, Online. Disponível em: https://nasnuv.com/ojs2/index.php/CILTecOnline/article/view/844/172. Acesso em: 23 out. 2021.

VALENTE, José Armando. ARANTES, Valéria Amorim. MORAN, José Manuel. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. Editora Atlas. São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Silva, F. A., Darisbo, A., & Soave, C. (2024). REFLEXOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE DISCENTES DE TECNOLOGIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–21. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.258

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.