ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL, LAJEDO – PE
Visualizações: 97DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.316Palavras-chave:
Cartografia escolar, linguagem cartográfica, alfabetização cartográfica, mapasResumo
O processo de ensino/aprendizagem dos conceitos espaciais e da sua representação cartográfica não é uma tarefa fácil para os professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois o professor deve assimilar e compreender os conceitos geográficos e os fundamentos onde estão calcadas as primeiras noções relacionadas à cartografia escolar. Somam-se a isso as limitações da formação dos professores no tocante a conhecimentos que os habilitem a desenvolver procedimentos metodológicos claros e completos voltados para o processo de alfabetização cartográfica, implicando fragilidades no ensino/aprendizagem da cartografia escolar. Diante desse contexto, a ideia desse artigo é socializar uma prática geográfica desenvolvida em sala de aula no âmbito da alfabetização cartográfica, realizada com uma turma multisseriada do 1º ao 3º Ano e uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Ambiental no município de Lajedo – PE. Por esse motivo, o presente texto faz uma breve abordagem teórica sobre a linguagem e alfabetização cartográfica, a qual orientou a proposição da prática pedagógica presente de forma pormenorizada na segunda parte do texto.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosângela. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: ALMEIDA, Rosângela (org.). Cartografia Escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
ALMEIDA, Rosângela. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
ALMEIDA, Rosângela; PASSINI, Elza. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
CASTELLAR, Sonia. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.