ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL, LAJEDO – PE
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.316Palavras-chave:
Cartografia escolar, linguagem cartográfica, alfabetização cartográfica, mapasResumo
O processo de ensino/aprendizagem dos conceitos espaciais e da sua representação cartográfica não é uma tarefa fácil para os professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois o professor deve assimilar e compreender os conceitos geográficos e os fundamentos onde estão calcadas as primeiras noções relacionadas à cartografia escolar. Somam-se a isso as limitações da formação dos professores no tocante a conhecimentos que os habilitem a desenvolver procedimentos metodológicos claros e completos voltados para o processo de alfabetização cartográfica, implicando fragilidades no ensino/aprendizagem da cartografia escolar. Diante desse contexto, a ideia desse artigo é socializar uma prática geográfica desenvolvida em sala de aula no âmbito da alfabetização cartográfica, realizada com uma turma multisseriada do 1º ao 3º Ano e uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Ambiental no município de Lajedo – PE. Por esse motivo, o presente texto faz uma breve abordagem teórica sobre a linguagem e alfabetização cartográfica, a qual orientou a proposição da prática pedagógica presente de forma pormenorizada na segunda parte do texto.
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Referências
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