VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DE(S)COLONIAL DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
Visualizações: 41DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.317Palavras-chave:
De(s)colonialidade, Educação, Humanização, Práticas Pedagógicas, Violência EscolarResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o atual cenário educacional diante da violência na instituição escolar por um viés transformador de interculturalidade e de(s)colonialidade. Com uma pesquisa dividida em três categorias: I) Mapear os índices e tipos de violência escolar após a aplicação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; II) Escavar práticas pedagógicas de embate a conjuntura atual de violência no chão da sala de aula; III) Explicitar como a educação brasileira aborda as soluções relacionadas ao problema educacional e ou social de violência escolar. O questionamento circundou pela inquietação: Quais práticas pedagógicas devem ser aplicadas na perspectiva intercultural e de(s)colonial diante do atual cenário educacional brasileiro? Para tanto, a pesquisa qualitativa deu-se através de revisão bibliográfica e levantamento noticiário sobre os casos de violências nas instituições educativas. Conclui-se que as diferentes formas de violência escolar precisam ser combatidas com práticas pedagógicas efetivas para a humanização.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BRASIL, Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 03 mar. 2024.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução: André de Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologia, v.8, n. 4, p.432-443, jul./ dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222002000200016
CORTELLA, Mário Sergio. Paulo Freire: um pensamento clássico e atual. Revista e-Curriculum, São Paulo: PUC-SP, v. 7, n. 3, dez. 2011. Edição especial de aniversário de Paulo Freire. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 03 mar. 2024.
DEMO, Pedro. Participação é Conquista. São Paulo: Cortez, 1988.
DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar,Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar, Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100006
HENRIQUE, Layane. Por que os casos de violência escolar têm aumentado? Politize, 2023. Disponível em: https://www.politize.com.br/violencia-escolar/. Acesso em 03 mar. 2024.
PAIM, Elison Antonio.; ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memórias Outras,
Patrimônios Outros e Decolonialidades: Contribuições Teórico-metodológicas
para o Estudo de História da África e dos Afrodescendentes e de História dos
Indígenas no Brasil. Education policy analysis archives, [S.l.], v. 26, p. 92, july, 2018. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3543
ISSN 1068-2341. Availableat: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3543/2103.
PORTAL G1. Brasil tem histórico de alto índice de violência escolar: veja dados sobre agressão contra professores. Portal G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/03/27/brasil-tem-historico-de-alto-indice-de-violencia-escolar-veja-dados-sobre-agressao-contra-professores.ghtml. Acesso em: 19 fev. 2024.
SENADO FEDERAL. Relatório Executivo – 06/2023. Violência nas Escolas. Brasília: Senado Federal. Instituto de Pesquisa DataSenado. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/relatorio_violencianasescolas_flavioarns_resumo.pdf Acesso em: 03 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.