VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DE(S)COLONIAL DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.317Palavras-chave:
De(s)colonialidade, Educação, Humanização, Práticas Pedagógicas, Violência EscolarResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o atual cenário educacional diante da violência na instituição escolar por um viés transformador de interculturalidade e de(s)colonialidade. Com uma pesquisa dividida em três categorias: I) Mapear os índices e tipos de violência escolar após a aplicação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; II) Escavar práticas pedagógicas de embate a conjuntura atual de violência no chão da sala de aula; III) Explicitar como a educação brasileira aborda as soluções relacionadas ao problema educacional e ou social de violência escolar. O questionamento circundou pela inquietação: Quais práticas pedagógicas devem ser aplicadas na perspectiva intercultural e de(s)colonial diante do atual cenário educacional brasileiro? Para tanto, a pesquisa qualitativa deu-se através de revisão bibliográfica e levantamento noticiário sobre os casos de violências nas instituições educativas. Conclui-se que as diferentes formas de violência escolar precisam ser combatidas com práticas pedagógicas efetivas para a humanização.
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