VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DE(S)COLONIAL DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.317

Palavras-chave:

De(s)colonialidade, Educação, Humanização, Práticas Pedagógicas, Violência Escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o atual cenário educacional diante da violência na instituição escolar por um viés transformador de interculturalidade e de(s)colonialidade. Com uma pesquisa dividida em três categorias: I) Mapear os índices e tipos de violência escolar após a aplicação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; II) Escavar práticas pedagógicas de embate a conjuntura atual de violência no chão da sala de aula; III) Explicitar como a educação brasileira aborda as soluções relacionadas ao problema educacional e ou social de violência escolar. O questionamento circundou pela inquietação: Quais práticas pedagógicas devem ser aplicadas na perspectiva intercultural e de(s)colonial diante do atual cenário educacional brasileiro? Para tanto, a pesquisa qualitativa deu-se através de revisão bibliográfica e levantamento noticiário sobre os casos de violências nas instituições educativas. Conclui-se que as diferentes formas de violência escolar precisam ser combatidas com práticas pedagógicas efetivas para a humanização.

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Biografia do Autor

Celeste Aurora da Nóbrega Calixto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES).

Dayane Lopes de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos na UFPE (PPGDH/PE) 2024. Graduada em PEDAGOGIA (LICENCIATURA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Lotação Centro de Ensino Superior do Seridó (UFRN/CERES) em 2023. Pesquisadora das Práticas Pedagógicas Decoloniais pelo Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CERES).

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Calixto, C. A. da N., & Lopes de Medeiros, D. (2024). VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DE(S)COLONIAL DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–16. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.317

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