CORPO-EMPRESA: SOBRE CORPORALIDADES E DOUTRINA DA EFICIÊNCIA E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

Visualizações: 3

Autores

  • Andressa R. Bissolotti Santos Universidade Federal do Paraná
  • Josiane Caldas Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Corpo, Mercado, Educação, Produtivismo, Academia

Resumo

A percepção de que o ser humano fora apropriado pelo mercado, transformando-o em um corpo-empresa,
desprovido de subjetividade, e produtivo, afeta todos âmbitos da sociedade, inclusive as academias no Brasil. Esta
pesquisa busca refletir acerca da justificativa adotada e difundida pelo mercado em relação à educação, em especial
a relação custo vs investimento. O corpo estaria completamente dissociado de sua subjetividade? Na autodisciplina
e na biopolítica quem diz a norma? O próprio sistema de pesquisa acadêmica nas universidades sujeita-se muito
mais às regras do mercado do que à produção do conhecimento. O mercado tornou-se o espaço de veridição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa R. Bissolotti Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pesquisadora
do Eixo de Relações Familiares do Núcleo de estudos em Direito Civil -Virada de Copérnico, bem como do Núcleo
de Direitos Humanos e Vulnerabilidades. Graduada em Direito, com habilitação em Teoria do Direito e Direitos
Humanos pela UFPR. Consultora da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR.

Josiane Caldas, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em
Políticas Públicas e Especialista em Cooperativismo. Membro do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania da
UFPR. Advogada e Economista. Pesquisadora convidada da Universidade de Coimbra/PT.

Referências

AFONSO, Ismalia. Educação profissional facilita ingresso no mercado de trabalho. Portal da

Indústria, 2018. Disponível em:

<http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2013/07/1,17480/educacao-profissionalfacilita-ingresso-no-mercado-de-trabalho.html>. Acesso em: 21/04/2019.

AMARAL, Marina. A nova roupa da direita. Reportagem pública. Disponível em:

<http://apublica.org/2015/06/a-nova-roupa-da-direita/>. Acesso em: 22/04/2019.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman. 2. Ed. Rio

de Janeiro: LTC, 1981.

FONSECA, Márcio Alves da. Michel Foucault e o Direito. São Paulo: Editora Max Limonad,

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-

. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da

Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População: curso dado no Collège de France

(1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976).

Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Editora Vozes,

LÓPEZ-RUIZ, Osvaldo Javier. ?Somos todos capitalistas? Del obrero al trabajador-inversor.

Nueva Sociedad 202. 2006, pp. 87-97. p. 91.

LÓPEZ-RUIZ, Osvaldo Javier. O consumo como investimento: a teoria do capital humano e o

capital humano como ethos. Mediações. Londrina. V. 14. N. 2. Jul/dez 2009. pp. 217-230. p.

-225.

MEGALE, Caio. Educação, produtividade e mercado de trabalho. Gazeta do Povo [on-line].

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/educacao-produtividade-emercado-de-trabalho-cogfr43rtpmzf85n7nmx0rnf2>. Acesso em: 21/04/2019.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza.

São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PATRUS, R. et al. Academic productivity and its impacts in Postgraduate programs: is it a

threat to solidarity between peers? Cadernos EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 1–18, mar. 2015.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação Superior No Brasil. Democratização Ou Massificação

Mercantil? Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Santos, A. R. B., & Caldas, J. (2024). CORPO-EMPRESA: SOBRE CORPORALIDADES E DOUTRINA DA EFICIÊNCIA E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(2). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/343

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.