AUTONOMIA E AUTORIA DURANTE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
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Ensino, Aprendizagem, Autonomia, Autoria, Produção de VídeosResumo
Este trabalho busca apresentar a partir do recorte de uma tese de doutoramento, subsídios que
contribuíram com o processo de autoria e autonomia dos estudantes. A proposta envolveu 434 estudantes de uma
Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil que produziram vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de
Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). Metodologicamente trata-se de um estudo de caso com
abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada no decorrer das atividades com auxílio de anotações
realizadas pelo professor num diário de campo, de questionários realizados no Google Forms e pela própria
produção dos estudantes através de portfólios. Quanto ao estudo analítico, realizou-se uma análise de conteúdo
principalmente no que tange às categorizações. No que diz respeito aos resultados obtidos a partir da proposta e
que contribuíram para a autonomia e autoria dos estudantes destacam-se: uma predisposição para aprender
mediada pelo professor; o desenvolvimento de atividades em equipe compartilhando saberes; a importância da
pesquisa e da exploração dos conteúdos, conjuntamente com uma organização detalhada e, por fim, uma
otimização das tecnologias digitais utilizadas no processo de produção dos vídeos como ODEAPSs como meios
para pesquisar, organizar atividades e proporcionar a interação entre os estudantes.
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