AUTONOMIA E AUTORIA DURANTE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Visualizações: 11

Autores

  • Adriano Edo Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari
  • Rogério José Schuck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Tânia Micheline Miorando Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Autonomia, Autoria, Produção de Vídeos

Resumo

Este trabalho busca apresentar a partir do recorte de uma tese de doutoramento, subsídios que
contribuíram com o processo de autoria e autonomia dos estudantes. A proposta envolveu 434 estudantes de uma
Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil que produziram vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de
Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). Metodologicamente trata-se de um estudo de caso com
abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada no decorrer das atividades com auxílio de anotações
realizadas pelo professor num diário de campo, de questionários realizados no Google Forms e pela própria
produção dos estudantes através de portfólios. Quanto ao estudo analítico, realizou-se uma análise de conteúdo
principalmente no que tange às categorizações. No que diz respeito aos resultados obtidos a partir da proposta e
que contribuíram para a autonomia e autoria dos estudantes destacam-se: uma predisposição para aprender
mediada pelo professor; o desenvolvimento de atividades em equipe compartilhando saberes; a importância da
pesquisa e da exploração dos conteúdos, conjuntamente com uma organização detalhada e, por fim, uma
otimização das tecnologias digitais utilizadas no processo de produção dos vídeos como ODEAPSs como meios
para pesquisar, organizar atividades e proporcionar a interação entre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-RS. Mestrado em Educação pela UFSM.
Especialista em Tecnologias da Informação e da Educação Aplicadas à Educação pela UFSM. Licenciado em
Matemática pela UFSM. Bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM.

Rogério José Schuck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Filosofia pela PUCRS. Professor Titular na Univates junto aos PPGEnsio e PPGECE.
Coordenador do Mestrado e Doutorado em Ensino da Univates. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates) e "Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências" (Univates).

Tânia Micheline Miorando, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; Professora Adjunta no Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da UFSM; Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS/CNPq.

Referências

AMBRÓSIO, M. O uso do portfólio no Ensino Superior. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2013.

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. Ebook. Disponível em: https://www.univates.br/biblioteca. Acesso em: 01 dez. 2019.

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L.

das G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para

as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2003. p. 67-100.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and

Stratton, 1963.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERNARDES, C; MIRANDA, F. B. Portefólio: uma escola de competências. Porto: Porto

Editora, 2003.

BORBA, M. de C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de

aula. Revista Brasileira de Ensino, Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, mai./ago.,

p. 181-213, 2018.

BORBA, M. de C.; DA SILVA, R. S.R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em

Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte:

Autêntica, 2018. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.;

MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed.

Campinas: Papirus, 2000.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N.T. Noções básicas de Epistemologias e Teorias de

Aprendizagem como subsídios para a organização de sequências de ensino-aprendizagem

em ciências/física. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

NEUENFELDT, A. E.,et al. A produção de vídeos como estratégia de ensino e de aprendizagem

para estimular a autonomia e a autoria de estudantes no Ensino Superior. In: DA SILVA, A. J.

N.; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Orgs.). A educação dos primórdios ao século XXI:

perspectivas, rumos e desafios 3. 1a ed. Ponta Grossa-PR: Atena, p. 116-129, 2021. Disponível

em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3875. Acesso em: 25 jun. 2021.

NEUENFELDT A. E. et al. Contribuições de uma proposta de produção de vídeos no Ensino

Superior para a autonomia e autoria dos estudantes. In: JUNIOR, J. B. B. (Org.) Anais do II

Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís:

EDUFMA, p. 2479-2490, 2020. Disponível em: https://doity.com.br/sntde2020. Acesso em: 25

jun. 2021.

NEUENFELDT, A. E. Produção de Vídeos Como Objetos Digitais de Ensino e de

Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs) nas Ciências Exatas: limites e

possibilidades. 2020. Monografia (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do

Taquari - Univates, Lajeado, RS 06 mar. 2020. Disponível em:

<http://hdl.handle.net/10737/2843>. Acesso em: 22 nov. 2020.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. NBC University Press, v.

, n. 5, oct. 2001, texto digital. Disponível em:

<http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-

%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 04 nov.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo:

Paulus, 2016. (Coleção Comunicação).

TAROUCO, L. M. R.; et. al. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Evangraf:

Porto Alegre, 2014.

THIOLLENT, M. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. In:

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (Orgs.). Pesquisa participante: o saber da partilha. 2. ed.

Aparecida, SP: Ideias Et. Letras, p. 151–165, 2006.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Neuenfeldt, A. E., Schuck, R. J., & Miorando, T. M. (2024). AUTONOMIA E AUTORIA DURANTE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(3). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/355

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.