GOVERNANDO CRIANÇAS:

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Palavras-chave:

Governamento, Crianças, Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil

Resumo

O currículo na atualidade se apresenta como forma de condução dos estudantes, em especial na Educação
Infantil. O surgimento da Base Nacional Comum Curricular acirrou o debate em torno desse aspecto do currículo.
O presente trabalho visa socializar os achados de pesquisa realizada por ocasião de dissertação de mestrado que
analisou a BNCC para infância através dessa lógica. A pergunta central se baseia em questionar: quais aspectos
que podem ser destacados em relação a BNCC para Educação Infantil que implicam em considerar um
governamento das crianças? Trata-se, portanto, de estudo exploratório, de pesquisa simples, qualitativo,
bibliográfico, de análise dos textos legais e autores que fundamentam os embasamentos conceituais e analíticos,
com metodologia hermenêutica-analítica. Com a pesquisa foi possível perceber que a Base, através de conceitos
neoliberais de governamento e autocondução atua para esquadrinhar a delimitar a infância de uma forma específica
de ser e conduzir-se. O objetivo é que as crianças comecem desde cedo a empreender em nome de seu sucesso
futuro, tratando-se a Educação Infantil como investimento em capital humano. A Base parece nortear o currículo
da Educação Infantil para esse fim.

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Biografia do Autor

Camila Chiodi Agostini, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo -
UPF/RS. Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFFS, Campus Erechim/RS. Pós-graduada em
Direito Público pela IMED - Passo Fundo/RS (2010). Pedagoga, graduada pela Universidade Anhanguera -
Unidade Passo Fundo/RS (2018). Bacharel em Direito, graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2008).
Advogada Licenciada. Servidora pública federal junto a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus
Passo Fundo/RS.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Agostini, C. C. (2024). GOVERNANDO CRIANÇAS:: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(1). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/371

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