POLITECNIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO

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Palavras-chave:

Proposta Pedagógica, Ensino Médio Politécnico, Conceituações, Superação, Professores e alunos

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo discutir a nova proposta pedagógica para o ensino médio politécnico, implementado pelo Governo Estadual do Rio Grande do Sul em todas as escolas de nível médio. Apresentam-se as diferentes conceituações de autores marxistas que veem na politecnia a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre instrução profissional e instrução geral. Explicitando-se que politecnia não é mera preparação de mão de obra barata, mas, o domínio das diferentes técnicas e saberes essências a vida social, política, histórica, cultural e econômica, possibilitando o desenvolvimento pleno do aluno. Por fim, a posição de professores e alunos frente a mudança no ensino médio tradicional.

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Biografia do Autor

Lucas Giovan Gomes Acosta, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Unipampa

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Acosta, L. G. G. (2024). POLITECNIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 1(1), 109–118. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/3

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