EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CASTANHAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.401

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação Inicial de Professores, Pedagogia

Resumo

O artigo analisa a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Faculdade de Pedagogia (FAPED). Assim, o estudo problematiza como a ERER a partir das Leis 10.639/2003, 11.645/2008 é abordada no PPC. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, tendo como documento de análise o PPC de Pedagogia. O curso se desenvolve, presentemente, com uma organização nuclear definida em um núcleo básico, um núcleo de conteúdos específicos e um núcleo eletivo, constituídos de disciplinas, seminários, estágios, monitoria, participação em eventos da área educacional, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de outras atividades admitidas e validadas pelo Colegiado do Curso (PPC/FACED, 2010). Mas, apenas o Núcleo de Estudos Básicos e o Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos abordam a ERER nas disciplinas de Didática e Formação Docente, Antropologia Educacional e Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História. No entanto, a ERER permanece invisível em grande parte do currículo, comprometendo a formação inicial de professores para a Educação Básica e outras modalidades de ensino no que diz respeito à inclusão efetiva e estrutural no tratamento da diversidade étnico-racial.

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Biografia do Autor

Raquel Amorim Santos, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Pedagogia, Castanhal e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus de Bragança (UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA/UFPA.

Carmen Teresinha Baumgartner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel do Curso de Letras, e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Discurso e Ensino – LIDEN/UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem e Ação Docente – GPAD/UNIOESTE.

Râmila de Souza Silva, Universidade Federal do Pará

Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Universitário de Castanhal – CCAST, Bolsista PIBC – UFPA, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAFRO).

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Santos, R. A., Baumgartner, C. T., & Silva, R. de S. (2024). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CASTANHAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–24. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.401

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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