EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CASTANHAL
Visualizações: 28DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.401Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação Inicial de Professores, PedagogiaResumo
O artigo analisa a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Faculdade de Pedagogia (FAPED). Assim, o estudo problematiza como a ERER a partir das Leis 10.639/2003, 11.645/2008 é abordada no PPC. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, tendo como documento de análise o PPC de Pedagogia. O curso se desenvolve, presentemente, com uma organização nuclear definida em um núcleo básico, um núcleo de conteúdos específicos e um núcleo eletivo, constituídos de disciplinas, seminários, estágios, monitoria, participação em eventos da área educacional, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de outras atividades admitidas e validadas pelo Colegiado do Curso (PPC/FACED, 2010). Mas, apenas o Núcleo de Estudos Básicos e o Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos abordam a ERER nas disciplinas de Didática e Formação Docente, Antropologia Educacional e Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História. No entanto, a ERER permanece invisível em grande parte do currículo, comprometendo a formação inicial de professores para a Educação Básica e outras modalidades de ensino no que diz respeito à inclusão efetiva e estrutural no tratamento da diversidade étnico-racial.
Downloads
Referências
ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Boletim ANFOPE. n.1 Ano – 2018.
BENTES, Raimunda Nilma de Melo. Negritando. Belém: Graphitte,1993.
BENTO, M. A. Silva. BRANQUEAMENTO E BRANQUITUDE NO BRASIL In: Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil / Iray Carone, Maria Aparecida Silva Bento (Organizadoras) Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. (25-58).
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª Edição – 2006 -
HUCITEC.
BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina Appenzellerl. — 2’ cd. — São Paulo, Martins Fontes, 1997.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2004.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira", e dá outras providências. Disponível em: L11645 (planalto.gov.br). Acesso em: 03/02/2023.
BRASIL. Lei nº 11.645, de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível: L10639 (planalto.gov.br). Acesso em: 03/02/2023.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, Brasília, 2015.
CECCHETTO, F., RIBEIRO, FML., and OLIVEIRA, QM. Gênero, sexualidade e ‘raça’: dimensões da violência no contexto escolar. In: ASSIS, SG., CONSTANTINO, P., and AVANCI, JQ., orgs. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ Editora FIOCRUZ, 2010, pp. 121-146.
COELHO, Wilma de Nazaré Báia . Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.97-122. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57233
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 2.ed- São Paulo:
Cortez, 2010 (Biblioteca da educação. Série 1. Escola, v.16) CNI – Confederação
Nacional da Indústria. Educação Básica e Formação Profissional. Rio de Janeiro,
GOMES, Lino, Nilma. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.
GOMES, Lino, Nilma. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil. Coleção para todos, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Brasília: Ministério da Educação – 2005.
GALVÃO, Anna Larice Meneses; OLIVEIRA, Elda; GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; LUIZ, Olinda do Carmo. Determinantes estruturais da saúde, raça, gênero e classe social: uma revisão de escopo. Saúde Soc. São Paulo, v.30, n.2, e200743, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902021200743
HASENBALG, Carlos. DISCRIMINAÇÃO E DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL. 2ª edição, Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ?. 12 ed., São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p.59-97.
MIGNOLO, Walter D. NOVAS REFLEXÕES SOBRE A “IDÉIA DA AMÉRICA LATINA”: a direita, a esquerda e a opção descolonial. CADERNO CRH, Salvador, v. 21, n. 53, p. 239-252, Maio/Ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i53.18970
MUNANGA, Kabengele. uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/2003.
PEDAGOGIA, Faculdade de. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).
PRESTES, Angela Maria M. C; LOPES, Dienifer Aparecida. O ENLACE ENTRE GÊNERO, ETNIA E CLASSE SOCIAL. GÊNERO, Niterói, v. 20, n. 2, p. 275-299, 1. sem 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/rg.v20i2.44579
PONCE, Branca Jurema; ARAÚJO, Wesley. A justiça curricular em tempos de implementação da BNCC1e de desprezo pelo PNE (2014-2024). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.3, p. 1o45-1074jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1045-1074
Universidade Federal do Pará. Faculdade de Pedagogia/ Histórico. Campus Castanhal, 2017. Disponível em: <https://campuscastanhal.ufpa.br/?page_id=161>. Acesso em: 22/01/2023.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. 2009.
ROHDEN, Fabíola. GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA: DESAFIOS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.136, p.157-174 jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000100008
SANTOS, Raquel Amorim dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: Entre textos e discursos. Revista Teias, v. 15, n. 38, p. 122-146, 2014.
SANTOS, Raquel Amorim dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.123-148, jan./jun.2013.
SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Samara Ferreira da. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CURRÍCULO E PPC DE LETRAS DA UNILA. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; CAVALCANTI, Erinaldo Vicente; BRITO, Nicelma J. Costa. (Org.). Formação de Professores(as) e os 20 anos da Lei Nº. 10.639/2003. São Paulo: LF Editorial, 2024.
SANTANA, Patrícia Maria de Souza. Educação Infantil. In: Coordenação: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. – 3.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Raquel Amorim dos. Política de Currículo e Relações Étnico-Raciais: Formação Inicial de Professores nos Cursos de Licenciatura de Universidades Públicas Brasileiras. Projeto de Pesquisa – Portaria Nº. 059/2022, aprovado pelo Edital 11/2022 – PROPESP, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIC, Universidade Federal do Pará, 2022.
TAVARES, Manuel. PEDAGOGIAS DECOLONIAIS: PROPOSTAS EDUCACIONAIS DE CONSCIENTIZAÇÃO E SUPERAÇÃO DA COLONIALIDADE. In: PEREIRA, Carlos Luis (org.). 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freireana no ensino-aprendizagem da educação brasileira. 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.