O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA
OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.60Palavras-chave:
Educação, Imprensa, História, Política, SociedadeResumo
O presente artigo visa construir uma reflexão acerca do Ensino da História Política em sala de aula e como o seu ensino traz alguns alicerces para que os alunos possam compreender qual é a definição e a real função da política, demonstrando desse modo, o seu caráter fundamental para a se compreender de que forma a sociedade se organiza. Destacando a utilização dos jornais como fonte para o ensino da História, considerando o fato de que a imprensa escrita, como fonte e objeto de estudo histórico, traz em si múltiplas possibilidades de análise, inclusive sobre o campo Político. Pois, diante do cenário político e social atual, revela-se de forma escancarada a necessidade de se aprender sobre História Política em sala de aula, de modo a se deixar de lado velhas ideias, as quais minimizam o papel da política apenas a esfera dos políticos, excluindo o papel de todos os cidadãos enquanto agentes políticos sociais. Já que o jornal, mesmo se estruturando de forma parcial, apresenta a sociedade em seu todo, abordando os mais diferentes personagens e aspectos que a moldam, nos permitindo visualizar a analisar específico momento e grupo social, desde sua cultura, economia, política e organização social.