PROJETO MULHERES SEM FRONTEIRAS: REFLEXÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA ATRAVÉS DAS OFICINAS “FALA SÉRIO”

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Autores

  • Ewerton da Silva Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Roberta Brezezinski Moreira Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Carvalho Quadrado jaquelinequadrado@unipampa.edu.br https://orcid.org/0000-0002-5220-3710

Palavras-chave:

Violência, Diversidade, Escola, Oficinas.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as ações realizadas no programa de  extensão universitária “Mulheres sem Fronteiras”, através das oficinas “Fala Sério”,
desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino de São Borja – RS. De maio a outubro de 2016 foram trabalhadas quinzenalmente, oficinas com diversas temáticas relativas às violências ligadas ao gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e a diversidade, por meio de dinâmicas que propiciaram a interação dos adolescentes com vistas ao empoderamento. Para a fundamentação teórica utilizamos referências bibliográficas e documentais que nos mostram a importância de se falar sobre tais temáticas, a fim de esclarecer porquê é importante este trabalho dentro das instituições escolares. Os autores
utilizados como referências bibliográficas são Fernando Seffner e Guacira Lopes Louro, os quais discutem a temática no âmbito educacional, e a referência documental principal foi a Lei Maria da Penha. As oficinas foram desenvolvidas por bolsistas de extensão universitária dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas e Ciências Sociais- Ciência Política, e estagiária do curso de Serviço Social. Os discentes responsáveis pelas oficinas, realizaram levantamento bibliográfico sobre os temas em notícias de jornais, revistas e comerciais de televisão. A partir destas referencias, entre outras, foi possível conhecer e  aprofundar um pouco mais sobre o tema sexualidade, gênero e educação sexual no contexto escolar. O segundo momento, foi dedicado à apresentação do projeto e agendamento das oficinas com as escolas. O terceiro momento, foi a realização das oficinas com os alunos. Resultados parciais: as oficinas foram recebidas de forma bastante positiva, pois segundo relatos das coordenações pedagógicas existem lacunas na formação de muitos professores e dificuldade na abordagem dos temas em sala de aula. Destaca-se que as instituições escolares atualmente, não seguem mais os padrões normativos, onde os sujeitos não expressavam suas diversidades. Mesmo com os debates recentes onde excluíram a palavra gênero do plano estadual e municipal de educação, existe uma preocupação com o debate sobre a temática nas escolas. Por este motivo, os resultados esperados foram alcançados ao conseguir sensibilizar e estimular a
reflexão dos/as jovens sobre as temáticas propostas.

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Biografia do Autor

Ewerton da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – campus São
Borja.

Roberta Brezezinski Moreira, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – campus São Borja.

Jaqueline Carvalho Quadrado, jaquelinequadrado@unipampa.edu.br

Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa- campus São Borja.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Ferreira, E. da S., Moreira, R. B., & Quadrado, J. C. (2024). PROJETO MULHERES SEM FRONTEIRAS: REFLEXÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA ATRAVÉS DAS OFICINAS “FALA SÉRIO”. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 2(1), 70–83. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/183

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