EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA NARRATIVA DA GRIPE ESPANHOLA À COVID-19
Visualizações: 137Palavras-chave:
Covid-19; Narrativas; Formação de Professores; História da Educação.Resumo
Este texto tem como origem o debate de três professores que atuam em diferentes etapas da educação formal, da Educação Infantil à Pós-Graduação, bem como em distintas esferas da educação pública (municipal, estadual e federal). Nossa discussão surge a partir da problematização do momento em que vivemos a partir de março de 2020, com a suspensão das aulas por todas as esferas, em função do impreterível distanciamento social suscitado pela Pandemia da Covid-19. Deste modo, a partir de uma revisão bibliográfica, objetivamos apresentar uma narrativa acerca dos processos educativos em tempos de epidemia e pandemia. Afinal, ao longo da história, vírus e bactérias dizimaram vidas, produziram sofrimento e deixaram rastros do caos. Doenças como peste bubônica, varíola, sarampo, tifo, cólera, diferentes gripes e tantas outras vitimaram e acabaram por produzir a necessidade de encontrar soluções, descobertas e avanços que resultaram em muitos dos conhecimentos científicos que temos até nossos dias, sendo nosso interesse principal os processos educativos. Hoje, em meio à pandemia causada pelo Sars-CoV-2, constatamos que a pandemia em 2020 é o marco que põe fim ao século XX e inaugura o século XXI em definitivo na História, além é claro de ter acelerado a História, focadamente, a História da Educação.