TRAJETÓRIA DE VIDA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA GAYS

FORMAÇÃO COMO ESPAÇO DE RECONHECIMENTO NEGATIVO, AFIRMATIVO E NORMATIVO

Visualizações: 76

Autores

  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-0227-7591
  • Gabriel Ginez Villarda Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexandre Luiz Polizel Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Química, Formação, Histórias de vida.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as marcas deixadas nos corpos e na composição identitária de licenciandos em químicas gays durante sua trajetória na educação básica e superior. Procurou investigar as teorias do currículo por meio de um olhar (auto)biográfico de trajetória formativa, a partir da construção de narrativas de dois jovens Licenciandos em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina. A construção das narratiavas ocorreu por uso de questionário semiestruturado, audiogravadas, transcridas e analisadas sob o olhar conceitual (auto)biográfico. A licenciatura em química é evidenciada como espaço de formação humana em que se pode notar reconhecimentos, negativações, afirmações e flertes com a normatividade vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora da Universidade Tecnológica Federal do
Paraná.

Gabriel Ginez Villarda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Química. Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação
Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Rezzadori, C. B. D. B., Villarda, G. G., & Polizel, A. L. (2024). TRAJETÓRIA DE VIDA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA GAYS: FORMAÇÃO COMO ESPAÇO DE RECONHECIMENTO NEGATIVO, AFIRMATIVO E NORMATIVO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 19–33. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/196

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE