A IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA E OS NATIVOS DIGITAIS

UMA NOVA CULTURA EM SALA DE AULA

Visualizações: 143

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História; Nativo digital; Professor universitário; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Educação superior.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a identidade dos docentes universitários da área de História frente ao contexto contemporâneo de discentes nativos digitais. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Apresenta os principais desafios enfrentados pelos professores no século XXI no que se refere à interação com estudantes nativos digitais e o uso de tecnologias. Como resultados, aponta possibilidades de desenvolvimento de novas competências para o processo de ensino-aprendizagem, como, por exemplo: o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a gamificação e o B-Learning. Conclui que é imprescindível que os professores da educação superior de História atentem para a necessidade de atualização constante não só como fazem em relação aos conteúdos da sua área, mas também, em relação aos métodos de ensino e ao uso dessas ferramentas de interação a fim de evitar defasagens nos processos de interação com seus educandos.

Downloads

Biografia do Autor

Alex Serrano Almeida, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande
(FURG). Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado na Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid.
Docente do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Almeida, A. S., & Gonçalves, R. B. (2024). A IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA E OS NATIVOS DIGITAIS: UMA NOVA CULTURA EM SALA DE AULA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 197–209. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/205

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.