PRINCIPAIS DIFICULDADES E A FALTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Visualizações: 66

Autores

  • Franckson Silva Santos Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0009-0001-0521-7431
  • Eliel Guimarães Brandão Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.308

Palavras-chave:

Ensino de Química, Contextualização, Amazônia, Práticas Pedagógicas

Resumo

É bastante comum de se ouvir que as disciplinas que compões as ciências da natureza são difíceis de se aprender. Entretanto, nada daquilo que se ouve traz consigo soluções, ou apresenta quais são essas dificuldades em relação a aprendizagem. Se faz necessário realizar uma revisão de literatura específica, cujos artigos analisados apontem as dificuldades enfrentadas por alunos e professores no dia a dia. Seguindo essa base, o ensino da química de forma contextualizada possibilita a aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles entendam os verdadeiros sentidos das ações presenciadas em seu cotidiano. Podemos considerar a existência de diversas metodologias e práticas pedagógicas em curso, atualmente e, podemos destacar a falta de infraestrutura, falta de professores, falta de laboratórios, equipamentos e manutenção, reagentes, dificuldades essas que são encontradas principalmente nas escolas públicas, comprometendo e dificultando todo o processo de ensino-aprendizagem de Química. Temos como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a contextualização e as dificuldades para o ensino de química em práticas pedagógicas na educação regular em escolas do interior do Amazonas. Junto do objetivo de coletar informações sobre as dificuldades, sobressai as diferentes metodologias e práticas pedagógicas aplicadas para tentar dirimir ou sanar esses obstáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franckson Silva Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura-INC, Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Eliel Guimarães Brandão, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Docente titular na Universidade Federal do Amazonas, UFAM/INC.

Referências

ALBANO, W. M. & DELOU, C. M. C. Principais dificuldades apontadas no ensino-aprendizagem de química para o ensino médio: revisão sistemática. S.l.: Scielo/Preprints, p. 1-23, 2023. Doi: 10.1590/SciELOPreprints.5700. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5700

BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.

BREUCKMANN, H. J; REYNALDO, D. L & Lins, M. S. K. As dificuldades de aprendizagem na área de ciências: uma abordagem através de atividades lúdicas. Ano s/d. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/o24.htm Acesso em 15 de março de 2024.

FERREIRA, F. de S. Concepções de docentes e discentes acerca das dificuldades no ensino-aprendizado de Química Orgânica no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014.

FERREIRA, M. B. P.; FIGUEIREDO, G. P. de. Influência da experimentação no ensino-aprendizagem de Química: dificuldades de aprendizagem e contextualização por escassez de práticas no ensino médio. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Palmas. Anais...Palmas, 2012.

GONÇALVES, R. P. N.; GODOI, M. E. J. (2020).Chemistry teaching experimentation in basic education. Research, Society and Development, 9(1) e126911787. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1787. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1787. Acesso em: 13 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1787

HANSEN, M. F. Projeto de Trabalho e o Ensino de Ciências: uma Relação entre Conhecimentos e Situações Cotidianas. 2006. 226 f. Florianópolis: Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. UK: Keele University, 2004.

LARANJEIRA, E. et al. Dificuldade e Aprendizagem no Ensino da Química. CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2014.

LEITE, B. S. (2019). Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, 1(3), 326-340. http://revistas.ufac.br/revista/index.php/SciNat, acesso em 13 jan. 2024.

MORENO, E. L.; HEIDELMANN, S. P. (2017). Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, 39(1), 12-18. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf, acesso em 13 jan. 2024.

NEGRINE, A. Recreação na hotelaria: o pensar e o lúdico. Caxias do Sul: Edusc,1994.

OLIVEIRA, L.; SANTOS, M.; FRANCO, L. G.; JUSTI, R. Contextualização no Ensino de Química: Conexões Estabelecidas por um Professor ao Discutir uma Questão do ENEM em Sala de Aula. Ciência & Educação, v. 26, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200062

PELLEGRIN, T. P. DAMAZIO, A. Manifestações da Contextualização no Ensino de Ciências Naturais nos Documentos Oficiais de Educação: Reflexões com a Teoria da Vida Cotidiana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3,p. 477-496, 2015.

SILVA, F. E. A Interdisciplinaridade nos livros de Química no Ensino Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza - CE, 2011.

WARTHA, E. J.; Silva, L. E.; BEJARANO, R. R. N. (2013). Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, 35(2), 84-91.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Santos, F. S., & Brandão, E. G. (2024). PRINCIPAIS DIFICULDADES E A FALTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.308

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.