AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DA UNIPAMPA NOS INDICADORES DO ENSINO MÉDIO EM BAGÉ

Visualizações: 1

Autores

  • Nei Saraiva da Fontoura Junior Universidade Federal do Pampa
  • Thiago da Silva Sampaio Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Política pública, Impacto, Avaliação

Resumo

O presente trabalho busca captar os impactos da implantação da Universidade Federal do Pampa nos
indicadores do ensino médio na cidade de Bagé. A pesquisa se configura em uma pesquisa descritiva, com uma
abordagem quantitativa, composta de uma avaliação de impacto somativa, que utiliza a técnica da diferença em
diferenças no período de 2007 a 2019. Os testes aplicados identificaram um impacto positivo dentro dos
indicadores de taxa de rendimento e taxa de distorção idade-série

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nei Saraiva da Fontoura Junior, Universidade Federal do Pampa

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus São Borja

Thiago da Silva Sampaio , Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ciência Política
pela Universidade de Brasília (UnB), professor do Programa de pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP
da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus São Borja.

Referências

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Evaluación de Proyectos Sociales. 1. ed. 1992.

DE FRANCESCO, Fabrizio. Following the evidence practice : an analysis of evaluation

studies on EU railway policy. Politische Vierteljahresschrift, v. 60, n. 4, p. 785–803, 1 dez.

FOGUEL, Miguel Nathan. Diferença em Diferenças. In: AQUINO MENEZES FILHO,

Naercio et al., (org.). Avaliação Econômica de Projetos Sociais. 3. ed. Fundação Itaú Social,

p. 85 – 109, 2017.

GERTLER, Paul. J., MARTÍNEZ, Sebastián., PREMAND, Patrick., RAWLINGS, Laura, B.,

VERMEERSCH, Christel, M. J. Avaliação de Impacto na Prática. 2. ed., 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas,

GRIS-LEGORRETA, Perla Carolina. Trascendiendo la instrumentalidad: metodología y

evaluación. Revista de Evaluación de Programas y Políticas Públicas (REPPP), v. 7, p. 1–

, 1 jun. 2016.

HEAD, Brian W. Toward More “Evidence-Informed” Policy Making? Public

Administration Review, v. 76, n. 3, p. 472–484, 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE | Portal do IBGE | IBGE.

Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49230.pdf>. Acesso em:

abr. 2021.

INEP. Educação Básica - INEP. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica>. Acesso em: 21 jun. 2021.

LEMIRE, Sebastian.; PECK, Laura R.; POROWSKI, Allan. The Growth of the Evaluation

Tree in the Policy Analysis Forest: Recent Developments in Evaluation. Policy Studies

Journal, v. 48, n. S1, p. S47–S70, 2020.

PATTYN, Valérie.; PEUTER, Bart De; BRANS, Marleen. Why do Ministers Ask for Policy

Evaluation Studies? The Case of the Flemish Government. Politisches Vierteljahresschrift,

v. 60, n. 4, p. 701–717, 4 dez. 2019.

PNUD Brasil. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. IDHM dos municípios

disponível em: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhmmunicipios-2010.html>. Acesso em: 21jun.2021.

QUEIROZ, Lucia de Fatima Nascimento De; CAPELARI, Mauro Guilherme Maidana.

Conditions for outcomes evaluation in public policies: a debate on the role of institutionality.

Revista de Administração Pública, v. 54, p. 433–447, 26 jun. 2020.

VERGUET, Stéphane.; KIM, Jane J.; JAMISON, Dean T. Extended Cost-Effectiveness

Analysis for Health Policy Assessment: A Tutorial. Pharmacoeconomics, v. 34, p. 913–923,

WOTELA, Kambidima. Using systems thinking to conceptually link the monitoring and

evaluation function within development interventions and public policy. The Journal for

Transdisciplinary Research in Southern Africa, v. 13, n. 1, p. 13, 30 out. 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman,

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Junior, N. S. da F., & Sampaio , T. da S. (2024). AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DA UNIPAMPA NOS INDICADORES DO ENSINO MÉDIO EM BAGÉ. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(2). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/330

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.