ARTE, EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADE NA ESCOLA: AS PERSPECTIVAS DE MULHERES NEGRAS ARTE-EDUCADORAS.

Visualizações: 247

Autores

Palavras-chave:

Educação; Arte; Mulheres Negras; Decolonialidade.

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em Educação e se situa nos estudos da decolonialidade e da educação antirracista. Com as contribuições teóricas metodológicas dessas perspectivas, procura-se refletir sobre o uso da arte na educação antirracista em espaços de ensino aprendizagem de escolas públicas. Refere-se a uma reflexão com base no pensamento decolonial que possibilita outros modos educacionais utilizando a arte como uma ferramenta nestes espaços. Para a construção dos diálogos, utilizamos as entrevistas realizadas com duas mulheres negras, arte-educadoras e suas experiências como professoras da rede pública de ensino no Estado do Paraná e no Estado do Rio de Janeiro. Estas foram problematizadas por meio de narrativas em uma proposta decolonial. As narrativas apontam práticas que contribuem para uma educação antirracista, sendo a arte-educação um espaço potente. A mudança de perspectiva na decolonização dos currículos hegemônicos é fundamental para produzir olhares antirracista. A Lei 10.639 também contribui no sentido de legitimar seus trabalhos. Podemos concluir então, que a arte na educação se apresenta como favorecedora para uma perspectiva decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Maria Nogueira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Geografia e Mestre em educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa.

Maria Simone Euclides, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- CE. Mestra em Extensão Rural e Pedagoga pela
Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Silva, J. M. N., Herneck, H. R., & Euclides, M. S. (2024). ARTE, EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADE NA ESCOLA: AS PERSPECTIVAS DE MULHERES NEGRAS ARTE-EDUCADORAS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 21–37. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/45

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.