SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ESPAÇO OCUPADO PELA MULHER NA SOCIEDADE

Visualizações: 124

Autores

Palavras-chave:

Artigo de Opinião; Sequência Didática; Mulher; Gênero; Espaço.

Resumo

O presente artigo busca apresentar proposta de sequência didática que promova o ensino da linguagem de forma contextualizada e interacionista. Para tanto, utiliza dos trabalhos Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para propor sequência didática do gênero artigo de opinião, a ser aplicada no 2º ano do Ensino Médio Regular, a qual explora, através de diferentes textos, o lugar que a mulher ocupa na sociedade. Procura-se, com esta sequência didática, ampliar e construir com os alunos seus conhecimentos sobre o gênero trabalhado, debruçando-se também no aprofundamento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes sobre a sociedade em que estão inseridos. Assim, propõe-se procedimento que leve o professor a realizar diagnóstico das dificuldades dos alunos na produção textual inicial, desenvolvendo módulos que auxiliem os alunos a conseguir se superar a cada etapa, reforçando conteúdos já vistos e propondo atividades que desenvolvam tanto as capacidades de leitura, quanto escrita e oralidade. Para além de proposta atual e necessária, espera-se que esta sequência didática se revele como instrumento de intervenção social que leve o aluno a compreender os diferentes discursos a sua volta, bem como a se posicionar criticamente diante desses, desenvolvendo capacidade comunicacional apropriada para argumentar e defender seus posicionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Hepp, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Licenciada em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Unioeste e bacharela em Direito pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).

Valdir Gregory, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-doutorado em História na Universidade Federal do Paraná, doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudos Sociais Fundação Educacional de Brusque. 

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Hepp, M., & Gregory, V. (2024). SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ESPAÇO OCUPADO PELA MULHER NA SOCIEDADE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 38–56. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/47

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.