DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

USOS DOS MIDIÁTICOS E A CONSTRUÇÃO NEGATIVA DA PROFISSÃO

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Autores

  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Frank Cardoso Centro Universitário Vale do Cricaré
  • José Roberto Gonçalves Abreu Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-6098-9856

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.303

Palavras-chave:

Midia, Educação, Desvalorização, Docência

Resumo

Com o passar dos anos as sociedades avançaram, a educação evoluiu, os modos como os alunos aprendiam foram evoluindo e o que se compreendia por professor, isto é, como definição básica do que se compreende por esta profissão, também teve alterações relevantes. Buscou-se compreender o grupo de informações e o motivo da recorrência dessa desvalorização e da construção negativa da profissão docente, com intuito de analisar como alguns veículos midiáticos desenvolvem informações e dados sobre esse contexto de desprestígio sobre a formação de educador. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica, segundo o método de revisão narrativa. Nesse método de revisão as narrativas possuem natureza opinativa, pois a seleção o texto utilizado na pesquisa é realizado segundo a opinião do autor com a intencionalidade de reforçar o seu ponto de vista. Levando em consideração a desvalorização do profissional educador, é concluído que a principal causa é a alteração social, que por sua vez afeta diretamente o trabalho docente, que alteram o perfil desses professores, impondo tecnologias, elevando as cargas horárias, com salários baixos e menos respeitos dentro do ambiente escolar, entre outras situações.

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Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

José Roberto Gonçalves Abreu, Universidade Federal do Espírito Santo

 Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Freitas, V. da S., Cardoso, F., & Abreu, J. R. G. (2024). DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: USOS DOS MIDIÁTICOS E A CONSTRUÇÃO NEGATIVA DA PROFISSÃO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–17. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.303

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