UMA NARRATIVA ACERCA DA REPRESENTATIVIDADE DE GÊNEROS NOS DESENHOS ANIMADOS E FILMES INFANTIS
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Gênero, Representatividade, Desenhos Animados, Mídias e Educação, Culturas Infantis, NarrativaResumo
Este estudo se propôs a uma investigação acerca da representatividade de gêneros existente nos desenhos
animados e filmes infantis, buscando identificar se estes influenciam na idealização e nas mudanças de
representatividade, analisando de que forma esta representatividade aparece nos desenhos e filmes infantis. A
partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa, apresenta também, reflexões e apontamentos subsidiados através
da revisão bibliográfica temática, bem como a realização de uma entrevista semiestruturada com quatro crianças
em fase de alfabetização, duas meninas e dois meninos. Além da análise de dois filmes infantis que evidenciam as
principais diferenças encontradas acerca da representatividade de gêneros em ambos os filmes, podendo assim
realizar um estudo comparativo. Nesse sentido, constatamos algumas influências na idealização e nas mudanças
de representatividade de gênero. Os resultados indicaram que os desenhos animados e filmes infantis estão
quebrando alguns padrões em relação aos gêneros, mas que o caminho ainda é longo e de grande discussão.
Percebemos que as crianças que foram entrevistadas apontam alguns títulos como sendo de menina ou menino,
porém, percebemos uma dificuldade por parte deles em definir os filmes sendo de um ou de outro, tornando muito
importante a discussão para descobrirmos como essas definições são geradas pelos alunos.
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