RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ORIENTAÇÕES LEGAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

um olhar a partir de documentos de uma escola

Visualizações: 88

Autores

  • Laura da Silva Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-9959-6574
  • Mariana Scussel Zanatta Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul

Palavras-chave:

Educação antirracista, Perfil étnico-racial, Projeto político pedagógico, regimento escolar.

Resumo

Discursos sobre as relações étnico-raciais têm circulado na perspectiva da construção de uma sociedade igualitária.  Este artigo resulta de pesquisa qualitativa bibliográfica e documental, orientada pela seguinte questão: Quais são os registros acerca da ERER em documentos orientadores de práticas pedagógicas em uma escola da rede estadual de ensino de Caxias do Sul? Foram analisados o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico e o perfil étnico-racial dos estudantes da instituição. Também foram analisados os dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) no período de 2016 a 2018, quanto à implementação do artigo 26-A da LDBEN nas escolas municipais com o intuito de observar informações contextuais da cidade acerca do objeto de estudo. Observou-se a superficialidade de referências à ERER nos dados da rede municipal, bem como a falta de reconhecimento das identidades plurais dos estudantes nos documentos da escola estadual. Uma possível explicação para a o silêncio quanto à educação antirracista é o alto índice de estudantes declarados brancos e a baixa porcentagem de estudantes pertencentes a outros perfis étnico-raciais. Possivelmente a “pouca diversidade” do público escolar seja tomada como justificativa para a negligência da ERER nos documentos escolares, mas também observa-se falta de investimentos em formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura da Silva Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação – Programa de pós-graduação em Educação – FACED/UFRGS. Especialista na
Docência em Educação Básica e Profissional – IFRS/Caxias do Sul/RS (2021). Especialista em Gestão Escolar
pelo IFFAR – Júlio de Castilhos/RS (2020). Licenciada em Ciências Biológicas pelo IFFAR – Júlio de
Castilhos/RS (2017).

Mariana Scussel Zanatta, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul

Doutora em Sociologia – Programa de Pós Graduação em Sociologia – UFRGS (2016). Bacharel em Ciências
Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul– Campus Caxias do Sul/RS.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Aguiar, L. da S., & Zanatta, M. S. (2024). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ORIENTAÇÕES LEGAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO: um olhar a partir de documentos de uma escola. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 57–81. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/49

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.