AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Visualizações: 2

Autores

  • Ana Paula de Oliveira Gonçalves Universidade Aberta de Portugal
  • Paulo Roberto Prado Constantino Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

Palavras-chave:

Estágio Probatório, Avaliação de Desempenho, Formação Docente, Institutos Federais, IFSP

Resumo

O estágio probatório consiste em um período de experiência do docente, supervisionado pela
administração pública, para verificar sua aptidão no cargo para o provimento efetivo. Destarte, avaliar o
desempenho docente é uma tarefa complexa, haja vista as especificidades da profissão. Nesse sentido, este trabalho
teve como principal objetivo analisar o atual processo de gestão e avaliação de desempenho docente durante o
período de estágio probatório no contexto do Instituto Federal de São Paulo [IFSP]. Para tanto, também foi
comparado ao contexto de outros Institutos Federais, sendo dois de cada região do país, com o intuito de evidenciar
os pontos em comum e as principais diferenças entre eles. Neste recorte de investigação, adotou-se a pesquisa
documental de natureza descritiva, sobre as normatizações e processos da instituição estudada, em fontes
documentais grupais. Constatou-se que não é prática comum a avaliação ser realizada por meio de formulários
abertos, com exceção do IFSP. Uma vez verificado que não há uniformidade nos processos de avaliações de
desempenho durante período probatório dos professores do Magistério Federal, evidenciam-se desigualdades
possíveis e consideráveis na isonomia da avaliação institucional. Em suma, o estudo aponta para a necessidade de
elaboração de uma regulamentação que permita um processo menos desigual nos 38 Institutos Federais, bem como
aponta para a urgência de atualização dos processos de gestão e avaliação no IFSP, dada a extensão do tempo em
que foram concebidos originalmente, no sentido de observar os demais fatores de avaliação de desempenho
trazidos pela Lei nº 12.772/2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira Gonçalves, Universidade Aberta de Portugal

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor e Mestre em Educação pela UNESP
Marília. Graduado em Música pela UEL - Londrina

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

Aluna do Mestrado Profissional em Gestão de Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro de
Educação Tecnológica Paula Souza. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Cruzeiro do Sul
(2019). Graduação em Gestão Empresarial - Fatec Barueri - Padre Danilo José de Oliveira Ohl (2018). Graduação
em Gestão Pública pela Universidade Anhembi Morumbi (2018) e graduação em Administração pela Universidade
Anhembi Morumbi (2018)

Referências

BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de

desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas. – 3. ed. rev. e

atual. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso

em: 08 de jan. de 2021.

BRASIL. Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos

servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário

Oficial da União, Brasília, DP, 11 dez. 1990. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em: 07 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação

Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e

Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DP, 29 dez. 2008.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.

Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 12772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de

Carreira e Cargos de Magistério Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DP, 28 dez. 2012.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm.

Acesso em 10 jan. 2021.

CEFET [São Paulo]. Resolução nº 093, de 15 de setembro de 2005. Dispõe sobre os

procedimentos e instrumentos para Avaliação de Desempenho dos servidores Docentes e

Técnicos Administrativos em Estágio Probatório, observando o disposto no artigo 20 da Lei nº

/90. Disponível em: http://www2.ifsp.edu.br/index.php/arquivos/category/82-resolues2005.html?download=555%3Aresoluo-n-93. Acesso em: 07 jan. 2021.

CHARLIER, Évelyne. Formar professores profissionais para uma formação contínua

articulada à prática. In: PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe; ALTET, Marquerite;

CHARLIER, Évelyne. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais

Competências? – 2. ed. rev. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

DUTRA, Joel Souza. Avaliação de pessoas na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas,

GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação de professores: um campo complexo. Estudos em

Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, p. 77-78, jan./abr. 2011.

GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação e Qualidade do Desenvolvimento Profissional

Docente. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 373-384, jul. 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas,

IFSP. Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). 2019. Disponível em

https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/85-assuntos/desenvolvimentoinstitucional/176-pdi#PDI02. Acesso em: 10 jan. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. – 6. ed. rev. e ampl.

– São Paulo: Heccus Editora, 2018.

MARRAS, Jean Pierre. Avaliação do desempenho humano. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas

lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ROBBINS, Stephen Paul. A verdade sobre gerenciar pessoas. São Paulo: Pearson Educacion,

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandéz; LUCIO, Maria del Pilar

Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Gonçalves, A. P. de O., & Constantino, P. R. P. (2024). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(2). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/332

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.