FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE CAPACITISMO

Visualizações: 66

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.325

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Inclusiva, Capacitismo, Estado do conhecimento, Desenvolvimento profissional

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de analisar as contribuições das pesquisas sobre capacitismo para o campo formação de professores, partindo de uma revisão de literatura, do tipo estado do conhecimento. As discussões e análises foram desenvolvidas a partir do diálogo entre o campo da Formação de Professores e o campo dos Estudos da Deficiência na Educação. Os dados analisados demonstram que as pesquisas contribuem com o campo da Formação de Professores ao indicar que a perspectiva anticapacitista é fundamental para o desenvolvimento profissional de professores que atuam na Educação Inclusiva, por possibilitarem mudanças nas crenças e concepções desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katarine Lapuente Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Referências

AGUIAR, Stephanie Barreto Silva. Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do Ensino Médio. Mestrado em Psicologia. Universidade de Fortaleza: Fortaleza, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11363521 Acesso em: 27 jun. 2023.

ALVERNAZ, Aline de. Formação continuada online de professores de educação física para a inclusão: forjando uma pedagogia descapacitista. Doutorado em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropédica, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12737065 Acesso em: 27 jun. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2023: Resumo técnico. Brasília, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf Acesso em: 2 maio 2024.

BRAUN, Sonia Maria Antonia Holdorf. Diário de professora artista: ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/220353/001124554.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 27 jun. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em 30 jun. 2023.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, n.3, p.609-625, jul/set, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xR9JgbzxJggqLZSzBtXNQRg/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 de jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014

FERREIRA, Simone; BOCK, Geisa; GESSER, Marivete. A (re)produção do capacitismo na formação de professores da educação básica. In: Congresso Nacional da Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação/CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 01-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18521_TB4174_17112023210223.pdf Acesso em: 02 maio 2024.

GESSER, Marivete. Por uma educação anticapacitista: contribuições dos estudos da deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. OLTRAMARI, Leandro Castro; FEITOSA, Ligia Rosa Cavalcante; GESSER, Marivete. Psicologia escolar e educacional: processos educacionais e debates contemporâneos. Florianópolis: Edições do Bosque, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217611 Acesso em: 06 agos. 2023.

LIMA, André Luis de Souza. Educação especial, conhecimento e capacitismo: a persistência da exclusão no Brasil contemporâneo. Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11814727 Acesso em: 27 jun. 2023.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista da ciência da Educação. n.8, p.7-22, 2009. Disponível em: https://unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf Acesso em: 06 agos. 2023.

MELLO, A. G. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciências e saúde coletiva, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, 2016. Disponível em:https: www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016

MORAIS, Angelita Vieira de. Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docente. Doutorado em Educação para a ciência. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho: Bauru, 2022. Disponível: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11832486 Acesso em: 27 jun. 2023.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES; Cleoni Maria Barbosa. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v.5, n.2, p. 154–164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399 Acesso em 30 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

NASCIMENTO, Francisco Heliton do. Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino: novas concepções na formação na formação inicial e continuada de professores no Instituto Federal do Acre. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre: Vitória, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11015745 Acesso em: 27 jun. 2023.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; SAHEB, Daniele; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Demandas para a formação dos professores da educação básica no Brasil. Educatio - Revue scientifique de l’éducation Chrétienne, v. 10, p. sp, 2020. Disponível em:

https://revue-educatio.eu/wp-content/uploads/2020/10/E-2.1P-Joana-paulin.pdf Acesso em: 15 de agos 2023.

VALLE, Jan; CONNOR, David., Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas nas escolas. Porto Alegre: AMGH, 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Souza, K. L., & Machado, J. B. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE CAPACITISMO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.325

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.